terça-feira, 11 de setembro de 2012

Celular Reciclado

Desenvolvido no Brasil e visando os mercados emergentes, o Motocubo A45 Eco é o primeiro indício de que a Motorola ainda não está derrotada. A empresa que durante muito tempo dominou o mercado com seus belíssimos celulares tem perdido espaço para concorrentes como a HTC, Nokia e Apple.
Não, o Motocubo não tem pretensão alguma de ser um iPhone-killer. O alvo do novo aparelho é o público jovem, que já está acostumado à vida online, mas ainda não tem condições financeiras de bancar os salgados preços de pacotes de dados das operadoras. Tudo no Motocubo indica conexão e contato. Em poucos toques – nos botões, já que a tela não tem capacidade touchscreen – é possível acessar o Orkut, Facebook, MySpace, Last.FM e diversas outras redes sociais. Tudo isso em aplicativos simples e de baixo consumo de banda, já que o aparelho não dispõe de conexão 3G nem WiFi.

Mas nem quadrado é!
Uma das grandes inovações – mesmo em se tratando de Motorola – é o formato do aparelho. Pequeno o suficiente para caber na palma da mão, o Motocubo é mais uma mudança de direção no design dos aparelhos “Moto”. A empresa que trouxe inovações frequentes com V3, PEBL e AURA agora deixa o slider A45 Eco com jeito de brinquedo de criança.
Aliás, esse é o principal defeito do Motocubo se você pensar que o seu público é de adolescentes e jovens adultos – definitivamente um público que não aceita muito bem o rótulo infantil. O teclado QWERTY escondido por baixo da tela de 320 x 240 pixel – que não parece ser muito boa – é a primeira grande arma para conquistar esse pessoal de qualquer jeito. Inegavelmente, o principal uso do celular por esse grupo de consumidores é o envio de SMS. Mesmo que muitos sejam especialistas em escrever em teclados T9, não existe comparação no conforto e agilidade que um teclado completo oferece para se escrever num telefone.

O segundo encanto do Motocubo é a interface de usuário. Rodando no sistema proprietário da Motorola e com vários softwares desenvolvidos especialmente para o aparelho quase todos os aplicativos do Motocubo são acessíveis a partir de três ou quatro toques de botão. Entre esses aplicativos está o Google Maps – em versão exclusiva desenvolvida em parceria com a empresa de Mountain View – que calcula sua posição através de triangulação de antenas de celular, uma vez que o A45 Eco não dispõe de GPS real. A preocupação com a usabilidade foi tanta que os SMS – um dos principais usos esperados do aparelho – são separados por contato, e mostrados como numa conversa por mensageiro instantâneo.

Para fechar o pacote, o Motocubo chega com preço desbloqueado – fora de operadoras – de R$ 549,00, garantindo que não será apenas um aparelho bonito nas vitrines das lojas. Depois do subsídio de operadora com planos fechados de voz e dados, certamente esse preço cairá ainda mais.
Presença online
Apesar de não contar com grandes opções de conectividade de ponta – não dispondo de antenas 3G e WiFi – o Motocubo garante que seu usuário esteja sempre a um toque da internet. O apelo popular do A45 Eco para a Motorola é tanto que para garantir a conexão de quem comprar um Motocubo a empresa entrou em negociação com as operadoras para fornecer planos de dados pré-pagos ou com tarifas especiais para seus clientes. Como só ter o plano não basta, o celular também tem seu “jeitinho” de otimizar a transferência de dados via EDGE. Transferências de fotos para serviços como o Picasa, por exemplo, ocorrem através de mensagens multimídia (MMS) ao invés de consumir banda EDGE.

A navegação é feita no Opera – um dos principais navegadores para celulares disponíveis – que já vem pré-instalado no aparelho e também é acessível com poucos toques. Outros aplicativos disponíveis podem parecer apenas exagero, mas certamente alguém fará bom uso deles. O MotoID reconhece músicas tocadas no ambiente e na mesma linha o exclusivo Midomi permite que o usuário cantarole no telefone para se lembrar de alguma música que gostou.

Portando um rádio FM com capacidade de reconhecer RDS (ou seja, podendo mostrar textos enviados pela emissora, como a programação e o nome da estação) e integrado com o Last.FM, o Motocubo apresenta o conector padrão para fones de ouvido (3,5 mm) e suporte AD2P para bluetooth estéreo.

Mesmo que ninguém vá fazer muitos downloads via EDGE, o espaço de armazenagem do Motocubo é bastante razoável, com 2 Gb na caixa extensíveis até 32 Gb.

Como nem só de redes sociais e música se vende celular, a Motorola ainda instalou no A45 Eco alguns jogos de forte apelo, como o The Sims 2 e Spore e nos momentos de espera também é possível treinar a mente com Sudoku. Além disso, é impossível criar um celular para o público jovem e não incluir uma câmera. No caso do Motocubo, para manter o preço em patamares aceitáveis, a qualidade desse acessório acabou prejudicada, contando com apenas 2 Mpixel de resolução.
Ecologicamente correto
Uma vez mais tentando agradar ao seu público-alvo, o Motocubo vem embalado no conservacionismo. 25% do aparelho é produzido a partir de garrafas PET recicladas, e no momento do descarte, até 70% do equipamento pode ser reaproveitado. Além disso, o A45 Eco é certificado por ter rastro de carbono zero.
Infelizmente, em outro aspecto pode-se imaginar que a consciência ecológica não seja tão presente no Motocubo, mesmo sem fatos concretos. A bateria do equipamento não foi descrita pelo fabricante, mas em se tratando de Motorola, não se deve ter expectativas muito altas em relação à duração de cada carga.

Vale a pena?
Para quem quer aprender a usar um smartphone, o Motocubo provavelmente será uma das melhores escolhas disponíveis. Além da interface simples e dimensões reduzidas, o aparelho apresenta suporte completo a aplicativos Java, o que aumenta muito as possibilidades de uso do equipamento. Além disso, o custo-benefício do A45 Eco parece ser um dos mais relevantes do mercado. Nem mesmo a ausência do 3G – que convenhamos não apresenta cobertura suficiente no Brasil para ser um diferencial tão grande – e do WiFi comprometem as vantagens de se ter um celular tão versátil e bem pensado quanto este.

Novo celular da LG: moderno e ecológico

A LG apresenta o conceito de um novo celular, carregado através da luz solar, que pretende unir modernidade, design arrojado, tecnologia e preservação ambiental.

A preocupação com o meio ambiente tem se tornado foco de muitas empresas na hora de produzir novos gadgets. Já contamos com aparelhos cada vez mais econômicos e produzidos com material reciclado - como o Motocubo, da Motorola.

O Eco Solar Power Cell Phone é um novo conceito de celular, desenvolvido pelo designer Aaron Martinez para a empresa coreana LG. Sua bateria pode ser carregada através de luz fluorescente ou incandescente, além da luz solar, direta ou indireta.

As imagens mostram um aparelho com design arrojado, com as placas para captação da luz na parte traseira. O LG Eco Solar Power Cell Phone foi desenhado para um concurso de design promovido pela LG, chamado “Design The Future Competition” e tem especificações bastante realistas.


O aparelho seria compatível com o sistema operacional Windows Mobile – mas sem uma versão especificada – o que daria suporte para o Microsoft Silverlight, concorrente de Bill Gates para o Flash, da Adobe.

Sua tela, arqueada, é sensível ao toque, com iluminação LED e resolução de 1920 x 1080 pixels, ou seja, em alta definição. A câmera digital é capaz de fotografar e filmar em HD. São 8 megapixels de resolução, um número acima da média até para os smartphones mais novos.


Ela possui um zoom digital de 200x e permite que o usuário altere a velocidade do disparador em até 1/2000 segundos, produzindo imagens de objetos em movimento. Além disso, a câmera tem um estabilizador ótico, para evitar fotos tremidas.

Este aparelho, carregado através de células fotoelétricas, não tem previsão de lançamento e nem foi anunciado oficialmente pela LG. Mas podemos afirmar que está na vanguarda da tecnologia.


É importante ver que, cada vez mais, os fabricantes estão preocupados em produzir aparelhos que sejam úteis para os usuários mais também amigáveis com o meio ambiente. Com o LG Eco Solar Power Cell Phone não há necessidade de se preocupar com tomadas e energia elétrica para carregar seu celular. Transcrito de Tecmundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja ainda:

RECEBA LIGAÇÕES INTERURBANA COMO LOCAL EM SEU CELULAR

RECEBA LIGAÇÕES INTERURBANA COMO LOCAL EM SEU CELULAR
Clique na imagem e descubra como!

VEJA O RESULTADO DA LOTERIA FEDERAL AQUI

VEJA O RESULTADO DA LOTERIA FEDERAL AQUI
SORTEIO DE QUARTA-FEIRA E SÁBADO

CIGARRO SEM NICOTINA!!! ESSE NÃO FAZ MAL PARA A SAÚDE!

CIGARRO SEM NICOTINA!!! ESSE NÃO FAZ MAL PARA A SAÚDE!
Chegou o cigarro sem nicotina! Que não causa danos a saude!